Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Qual a diferença entre VGBL e PGBL?

As modalidades de planos de previdência PGBL e VGBL foram criadas com o objetivo de oferecer para o cliente um investimento que seja mais adequado para o seu perfil fiscal. A seguir vamos explicar melhor qual é a diferença entre eles para que você determinar qual é o melhor para você.

Para quem se destina o PGBL?

Os planos PGBL são mais indicados para quem faz a declaração de Imposto de Renda completa, contribuem para a Previdência Social ou são aposentados e que tem como objetivo contribuir com um valor de até 12% da sua renda bruta anual na previdência.

Para quem se destina o VGBL?

Qual a diferença entre VGBL e PGBL?Os planos VGBL são indicados para quem prefere a declaração simplificada de IR ou que tem isenção do IR. Pode ser interessante para quem contribui ou não para a Previdência Social (INSS). Indivíduos que pretendem contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual encontram nesse plano de previdência uma boa alternativa.

Benefício Fiscal PGBL

No caso do PGBL os valores depositados podem ser deduzidos da base de cálculo do IR até 12% da renda bruta do ano.

Benefício Fiscal VGBL

No VGBL os valores depositados não poderão ser deduzidos da base de cálculo do IR.

Tributação no Período de Acumulação

Rentabilidade

Ao contrário de outros tipos de investimento o dinheiro investido na previdência não passa pela incidência de IR enquanto está investido. Sendo assim o dinheiro rende mais durante o tempo em que se mantém reservado.

Resgate PGBL

Quando o segurado for fazer o resgate o valor total estará sujeito a incidência de IR.

VGBL

No resgate somente os valores que se referem ao rendimento (o que foi ganho) estarão submetidos a tributação do IR.

Dica

As duas modalidades de planos podem se complementar, basicamente é possível contratar um plano PGBL para recolher o valor referente aos 12% da renda bruta anual e um VGBL para os demais recursos. Veja alguns planos de previdência VGBL e PGBL, como a previdência Itaú e previdência Bradesco.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !