Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Previdência Complementar

Trata-se de um benefício opcional que oferece ao trabalhador um seguro previdenciário adicional de acordo com o seu desejo e necessidade. O trabalhador contrata essa previdência para garantir uma complementação de renda quando chegar o momento de receber o benefício da aposentadoria. Os valores dos benefícios da Previdência Complementar são aplicados pela instituição responsável tendo como base cálculos atuariais.

Em geral além da aposentadoria complementar o segurado recebe a opção de seguro proteção contra riscos de morte, doenças, acidentes, invalidez entre outros. Existem duas modalidades de Previdência Complementar, a aberta e a fechada. As duas têm um funcionamento bem simples de entender.

Previdência Complementar

O trabalhador paga todos os meses uma quantia conforme ele puder e o valor que é acumulado poderá ser regatado no final do período integralmente ou então ser recebido por mês como se fosse uma aposentadoria convencional. As instituições que oferecem a Previdência Complementar aberta tem a fiscalização feita pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), do Ministério da Fazenda.

Previdência Fechada

Previdência ComplementarJá as entidades que oferecem Previdência Complementar fechada são instituições que na maioria dos casos não tem fins lucrativos e que se caracterizam por manter planos de previdência coletivos. Esses planos são conhecidos como fundos de pensão.

Esse tipo de previdência é permitido somente para funcionários de uma empresa ou para os servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal ou Municípios. A fiscalização das instituições que oferecem Previdência Complementar fechada é feita pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc e sua regulação é feita pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), do Ministério da Previdência Social.

Previdência Associativa

A partir de 2003 os trabalhadores que são vinculados a entidades representativas como cooperativas, sindicatos e órgãos de classe passaram a ter direito a previdência complementar fechada na modalidade que passou a ser chamada de previdência associativa.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !