Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

O que é Fator Previdenciário?

Existe grande polêmica em torno do fator previdenciário que nada mais é do que uma fórmula que é utilizada para fazer o cálculo do valor do benefício dos segurados do INSS. Essa fórmula tem como variáveis o tempo de contribuição do trabalhador, a sua idade bem como a expectativa de vida dos brasileiros no momento em que é solicitada a aposentadoria.

Com isso quanto menor é a idade na data em que o individuo solicita a sua aposentadoria e maior o seu período de sobrevida (de acordo com a estimativa da expectativa de vida) menor será o fator previdenciário e com isso benefício a ser recebido será ainda menor. Dessa forma quanto mais velho e maior o tempo de contribuição do trabalhador maior será o valor do seu benefício.

Expectativa de Vida

O que é Fator Previdenciário?Todos os anos o IBGE faz uma pesquisa em relação a expectativa de vida do brasileiro que vem crescendo nos últimos anos. Vale destacar que sempre que a expectativa de vida aumenta o benefício é reduzido. A criação do fator previdenciário se deu em 1999 pela Lei 9.876 que visava incentivar o segurado do INSS a se aposentar mais tardiamente.

Com isso seria prolongado o período de contribuição dos segurados de maneira que as receitas da Previdência Social pudessem ser equilibradas de maneira a reduzir o déficit previdenciário. Basicamente a ideia é de que se as pessoas irão viver mais tempo tendo acesso ao benefício precisam contribuir também por mais tempo. Você pode acessar a tabela do fator previdenciário atualizada acessando http://www.previdencia.gov.br/informaes-2/fator-previdencirio-2/.

Cálculo da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

O cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição é feito obrigatoriamente multiplicando o salário do benefício pelo fator previdenciário. Quando o fator é maior do que 1 o segurado tem vantagem desde que o valor final não ultrapasse o teto. Nos casos em que é menor que 1 (na maior parte dos casos) o segurado tem o seu benefício reduzido.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !