Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como ter Salário Maternidade

O salário maternidade consiste num benefício que é destinado a segurada da Previdência Social que está empregada assim como a empregada doméstica, segurada especial, trabalhadora avulsa ou mesmo segurada que se encontra desempregada. Também podem contar com esse benefício as seguradas que estejam afastadas do trabalho devido a parto, abordo legalizado, adoção ou mesmo que estão em processo de guarda judicial para adotar uma criança. Para isso vamos ver abaixo como ter salário maternidade.

Pagamento do Salário Maternidade

A realização do pagamento das seguradas empregadas (com exceção das domésticas) é realizado pelas empresas contratantes que depois são ressarcidas pela Previdência Social. A empresa deve guardar os comprovantes dos pagamentos bem como as certidões e comprovantes de pagamentos durante dez anos.

Início do Benefício do Salário Maternidade

Como ter Salário MaternidadeO começo do pagamento do benefício se dá a partir do 8° mês de gestação ou então 28 dias antes da data do parto ou ainda na data de nascimento do bebê (o dia do parto). Essas regras são aplicadas para todas as categorias de seguradas empregadas, no caso das seguradas desempregadas o início do benefício se dá na data de nascimento do bebê, ou seja, o parto.

Adoção

Para os casos de segurados que estão adotando ou requerendo guarda judicial o benefício terá início na data da sentença. Nesse caso é necessário que conste o nome do segurado na nova certidão de nascimento da criança.

Segurada Desempregada

A segurada que está desempregada tem direito ao salário maternidade, a única exigência é que a adoção ou parto tenha acontecido no período de manutenção de qualidade de segurada.

Atenção

O benefício do salário maternidade NÃO pode ser acumulado com outros benefícios como salário doença ou benefícios por incapacidade; seguro desemprego, renda mensal vitalícia, auxílio reclusão para os dependentes e benefícios de prestação continuada.

Como ter Salário Maternidade

A segurada deve agendar o pedido de salário maternidade. O serviço de agendamento está disponível na Central de Atendimento através do número 135. O atendimento pode ser feito de segunda à sábado das 7h às 22h. Para saber como ter salário maternidade, também é possível solicitar o seu pedido de salário maternidade por meio do site http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/358.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !