Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como ter Auxílio Doença

Esse benefício é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos segurados que ficam afastados do trabalho, devido a doença, por mais de 15 dias consecutivos. O segurado passa por uma perícia médica para que se estabeleça quanto tempo o trabalhador ficará afastado das suas atividades recebendo o benefício. Saiba agora como ter auxílio doença.

Como ter Auxílio Doença

O segurado, para ter direito ao benefício do auxílio doença, deve ter contribuído com a Previdência Social durante um período mínimo de 12 meses. No caso do trabalhador que parou de fazer o pagamento as contribuições feitas antes somente serão consideradas se ele tiver pago pelo menos quatro parcelas que se somadas ao que foi pago cheguem a um total de mínimo 12.

Para saber como ter auxílio doença, vale ressaltar que algumas doenças não têm esse prazo de carência como exigência. Dentre essas doenças estão alienação mental; neoplasia maligna; espondiloartrose anquilosante (doença que causa inflamação nas articulações dos quadris, coluna e ombros); tuberculose ativa; hanseníase; cardiopatia grave; doença de Parkinson; doença de Paget (osteíte deformante) avançada; paralisia irreversível e incapacitante; cegueira; nefropatia grave; hepatopatia grave e Aids.

Pagamento do Benefício Auxílio Doença

Como ter Auxílio DoençaPara os trabalhadores que tem carteira assinada os primeiros 15 dias de afastamento por motivo de doença são pagos pelo empregador. A Previdência Social começa a pagar a partir do 16° dia de afastamento das atividades profissionais. Os demais segurados incluindo os empregados domésticos têm o benefício pago diretamente pela Previdência Social desde o começo. Nas duas situações o benefício deverá ser solicitado através de requerimento do auxílio doença.

O contribuinte individual (empresários, autônomos entre outros) tem o benefício pago pela Previdência em todo o período de afastamento a partir da data que fazem o requerimento. O Auxílio Doença deixa de ser pago assim que o segurado recupera a condição de voltar ao trabalho ou quando consegue a aposentadoria por invalidez.

Requerimento do Auxílio Doença

Para saber como ter auxílio doença e fazer o requerimento do Auxílio Doença assim como agendar a perícia médica você deverá ligar para o número 135 de um telefone fixo ou então fazer isso através do site da Previdência Social acessando http://www.previdencia.gov.br/.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !