Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como ter Auxílio Acidente

O Auxílio Acidente trata-se de um benefício que é pago ao trabalhador que sofreu um acidente que lhe deixou sequelas que diminuem a sua capacidade laboral. Em geral é concedido para os segurados do INSS que recebiam o Auxílio Doença Previdenciário ou Acidentário. Mas afinal, como ter Auxílio Acidente?

Quem tem Direito ao Auxílio Acidente?

Podem requerer esse benefício os trabalhadores que estão empregados, avulsos ou o segurado especial. Não tem direito a esse auxílio os empregados domésticos, contribuintes facultativos ou individuais.

Como ter Auxílio Acidente

Como ter Auxílio AcidenteNão existe exigência de tempo mínimo de contribuição para que o trabalhador possa receber esse benefício. Contudo, para saber como ter auxílio acidente, é exigido que haja a comprovação de que o segurado não tem condições de continuar trabalhando. Essa comprovação se dá através de uma perícia médica realizada pela Previdência Social.

Dica para obter o Auxílio Acidente

Pessoas que passam por várias perícias médicas e tem o benefício negado podem acabar sendo colocadas no chamado “limbo da Previdência”. A dica para esses casos é fazer um protocolo em qualquer setor do INSS. Nessa carta será necessário colocar a data e a hora em que se deseja marcar uma perícia médica. Com isso é mais fácil solicitar o atendimento.

Detalhes sobre o Auxílio Acidente

Como ter Auxílio Acidente é um benefício que se caracteriza como uma indenização pode ser acumulado com outros benefícios que são pagos pela Previdência Social com exceção do Auxílio Doença que é resultado de lesão e aposentadorias. O benefício deixa de ser pago assim que o segurado se aposentar ou mesmo quando ele solicita a Certidão de Tempo de Contribuição-CTC para fazer contagem em Regime Próprio da Previdência Social.

O trabalhador passa a receber o Auxilio Acidente no dia seguinte ao fim do Auxílio Doença. O valor desse benefício equivale à metade do salário de benefício que originou o Auxilio Doença que é corrigido até o mês anterior ao do começo do Auxílio Acidente. Confira mais informações sobre como ter auxílio acidente, através do site da Previdência Social.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !