Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como se Aposentar

Os trabalhadores que durante todo o seu tempo de serviço fazem o pagamento da contribuição mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem direito ao seguro conhecido como Previdência Social. Trata-se de um seguro que é pago ao trabalhador quando ele se aposenta. Saiba mais sobre como se aposentar.

Como se aposentar – Variáveis

Muitos trabalhadores tem duvidas de como se aposentar, mas o tempo necessário de contribuição para poder se aposentar varia de acordo com o tipo de aposentadoria. A administração do recebimento das mensalidades bem como posterior pagamento do benefício aos aposentados é de responsabilidade do INSS. O benefício em questão é o salário que irá servir de renda para o trabalhador que já contribuiu durante anos com a Previdência Social. A aposentadoria pode acontecer por motivo de doença, condições de trabalho que são inadequadas ou idade.

Previdência Social – Como Pagar para se Aposentar

As empresas descontam do pagamento dos seus funcionários a contribuição que deve ser paga ao INSS para garantir a aposentadoria dos mesmos. Quem trabalha como autônomo deve solicitar o carnê de pagamento do INSS para fazer as suas contribuições e poder se aposentar. Então a primeira regra é, para saber como se aposentar, saiba que só se aposenta pela previdência social quem contribui.

Extrato do INSS

Os trabalhadores que tem a carteira assinada e cuja contribuição ao INSS é feita pela empresa em que trabalha podem verificar se o empregador está cumprindo com as suas obrigações comparecendo numa agência do INSS com RG, CPF e o número PIS (Programa de Integração Social). Solicite o extrato e verifique se as contribuições estão em dia.

Como Pedir Aposentadoria

como-se-aposentarUma pessoa pode se aposentar se já tiver chegado à idade mínima (60 anos para homens e aos 55 anos para mulheres); por tempo de contribuição (35 anos para os homens e 30 para as mulheres); por invalidez ou por aposentadoria especial (no caso de ter trabalhado em condições adversas a saúde).

Em todos os quatro casos a pessoa deve comparecer a uma agência do INSS com os documentos necessários que variam para cada tipo de aposentadoria (consulte aqui http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/).

Antes de comparecer a agência ligue para o número 135 e agende o seu atendimento de segunda a sábado das 7h às 22h. Se preferir pode fazer o agendamento através do site da Previdência Social em http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !