Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como se Aposentar por Tempo de Contribuição

Para que uma pessoa que contribuiu com a Previdência Social possa se aposentar é necessário que se encaixe numa das quatro possibilidades: Aposentadoria Especial; Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Idade ou Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

A última é uma das principais escolhas dos contribuintes e agora você vai saber como se aposentar por tempo de contribuição. Quem contribui tem direito a ter uma vida mais tranquila depois de cumprir com as suas obrigações. Saiba agora Como se Aposentar por Tempo de Contribuição.

Regras da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Como se Aposentar por Tempo de ContribuiçãoA primeira coisa importante a se saber a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição é que ela pode ser integral ou proporcional (isso varia conforme o tempo e o valor da contribuição feita pelo contribuinte). A aposentadoria integral é um direito de homens que contribuíram por pelo menos 35 anos e para mulheres que fizeram a sua contribuição por pelo menos 30 anos.

A aposentadoria proporcional é concedida para os trabalhadores que tem tempo de contribuição e idade mínima. No caso dos homens a solicitação do benefício proporcional pode ser feito a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, já as mulheres podem solicitar a partir dos 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Como se Aposentar por Tempo de Contribuição

Para saber como se aposentar por tempo de contribuição, o primeiro passo é agendar o seu atendimento numa agência da Previdência Social ligando para o número 135 ou então acessando o site http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142. As agências atendem de segunda a sábado das 7h às 22h, é necessário agendar antes de comparecer. Isso agiliza e organiza o processo.

A lista de documentos necessários para fazer a solicitação no caso de cada tipo de trabalhador está disponível nesse site http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/344. Confira quais são os documentos necessários para você, agende o seu atendimento e depois é só fazer a solicitação. Quem tem o tempo mínimo de contribuição pode fazer essa solicitação.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !