Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como se Aposentar por Invalidez

A aposentadoria por invalidez é aquela concedida para trabalhadores que sofreram um acidente de trabalho ou que por motivo de doença incapacitante não tem mais condições para cumprir as suas tarefas de trabalho. Saiba como se aposentar por invalidez e quem tem direito a esse benefício.

Saiba como se Aposentar por Invalidez

Abaixo veja as medidas necessárias para saber como se aposentar por invalidez.

Avaliação Médica para Aposentadoria por Invalidez

Os trabalhadores que tem direito a esse benefício da aposentadoria por invalidez precisam passar pela avaliação de um médico da Previdência Social que ateste a incapacidade de trabalho. Para se consultar com um médico da Previdência é necessário fazer o agendamento através do telefone 135 no período de segunda a sexta das 7h às 22h.

Mas, atenção não tem direito a aposentadoria por invalidez os trabalhadores que se ao fazer a filiação a Previdência Social já tivessem uma doença que faça parte da lista de doenças incapacitantes. Além disso, as pessoas que tem direito a esse benefício precisam comparecer para uma avaliação médica a cada dois anos. Se o beneficiário não comparece para a consulta nesse período a aposentadoria é suspensa. O aposentado é avisado por carta que precisa comparecer para a consulta que é chamada de perícia.

Saiba mais sobre os documentos necessários para dar entrada no processo acessando http://www.previdencia.gov.br/prevdocs-auxilio-doenca-ou-aposentadoria-por-invalidez-acidente-de-trabalho/ e http://www.previdencia.gov.br/auxlio-doena-ou-aposentadoria-por-invalidez/.

Regras para Aposentadoria por Invalidez

Como se Aposentar por InvalidezTem direito a esse benefício o aposentado que contribuiu com a Previdência Social por pelo menos 12 meses nos casos de aposentadoria por doença. No caso para saber como se aposentar por invalidez, quando se trata de acidente de trabalho o período de carência não é exigido, tudo o que o trabalhador precisa é estar inscrito na Previdência Social.

Doenças Incapacitantes para Aposentadoria por Invalidez

As doenças que a Previdência Social entende como incapacitantes são: tuberculose ativa; alienação mental; neoplasia maligna; paralisia irreversível e incapacitante; hanseníase; espondiloartrose anquilosante; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida-AIDS; doença de Parkinson; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); cardiopatia grave; nefropatia grave; contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada; hepatopatia grave e cegueira (desde que adquirida depois de ingressar no trabalho).

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !