Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como se Aposentar por Idade

A aposentadoria é um grande sonho para muitos trabalhadores que contribuem todo o seu tempo de trabalho com a Previdência Social. Uma das formas mais simples de se aposentar é solicitar o benefício quando se chega a idade certa. A seguir vamos explicar como se aposentar por idade. Depois de trabalhar por um longo período da sua vida nada mais justo do que ter um tempo para descansar e aproveitar o melhor da vida.

Como se aposentar por Idade – Regras de Idade

A idade mínima para os homens é 65 anos e para as mulheres 60 anos, ou seja, é necessário chegar a essa idade para poder solicitar o benefício por idade. Quem tem menos do que a idade mínima, mas já contribuiu mais do que tempo exigido como mínimo (35 anos de trabalho para os homens e 30 anos de trabalho para as mulheres) pode solicitar o benefício por tempo de contribuição.

como-se-aposentar-por-idadeLembramos que os trabalhadores rurais têm exceção e podem solicitar a aposentadoria por idade com cinco anos a menos. Nesse caso a idade mínima é de 60 anos para os homens e de 55 anos para as mulheres. Para solicitar esse tipo de aposentadoria é necessário ter como tempo mínimo de contribuição 15 anos. Sendo assim quem chegou a essa idade, mas não contribuiu pelo menos 15 anos não pode se aposentar.

Como dar Entrada na Aposentadoria por Idade

Para solicitar a sua aposentadoria por idade é necessário agendar o seu atendimento numa agência da Previdência Social, o agendamento pode ser feito ligando para o número 135 ou através do site http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142. O atendimento é feito das 7h às 22h de segunda a sábado.

A lista de documentos necessários pode ser consultada nesse site http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/349 (aposentadoria urbana) e nesse site http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/274 (aposentadoria rural). Confira a lista de documentos e leve todos a agência no dia agendado para o seu atendimento.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !