Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Como Preencher GPS

A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento que os trabalhadores autônomos que prestam serviço para pessoas físicas precisam preencher para poder fazer a contribuição para o INSS. O GPS também é uma alternativa interessante para donas de casa, desempregados e empregados domésticos. Contudo, é necessário ter muita atenção no momento de preencher a guia. Para isso vamos saber como preencher GPS.

Como Preencher GPS pela Internet

O preenchimento do carnê online deve ser feito acessando o site da Previdência Social em http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html. Indique qual tipo de contribuinte você é e informe também o número de registro do INSS. Os seus dados irão aparecer na tela, confira se eles estão certos e então confirme para poder começar a preencher a GPS.

Como Preencher GPSO espaço competência deverá ser preenchido com o mês da contribuição atual. O salário de contribuição deverá ser preenchido com a sua renda já que esse valor será usado para fazer o cálculo a partir da quantia. Continue informando qual é o seu tipo de contribuição bem como qual é a data de fazer o pagamento do carnê. Na sequência imprima a guia. A opção eletrônica é mais interessante no sentido que evita de maneira mais efetiva erros.

Como Preencher GPS

Antes de saber como preencher GPS, é preciso saber onde comprar. A guia é vendida em geral em papelarias e bancas de jornal para o preenchimento manual. Nesse papel você deverá preencher o Nome ou razão social/Fone/Endereço no espaço destinado para essas informações. O vencimento é um espaço que a Previdência deverá preencher e assim deixe em branco.

Na área do código de pagamento você deverá informar que tipo de contribuinte você é, informe um número que corresponde a sua contribuição. Para saber como preencher GPS, confira a lista completa de códigos acessando http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/RelCodigos.htm. Na área de Competência é necessário preencher o mês e o ano no qual você irá contribuir no formado de xx/xxxx.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !