Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Cálculo da Aposentadoria Servidor Público

A Constituição de 1988 acarretou em diversas mudanças em relação a concessão de aposentadorias do servidor público. Uma das principais mudanças diz respeito a substituição do tempo de serviço pelo tempo de contribuição. Nem sempre o tempo de serviço do indivíduo era o mesmo tempo de contribuição. Portanto vamos analisar como faz o Cálculo da Aposentadoria Servidor Público.

Tipos de Aposentadoria para Servidor Público

Aposentadoria Proporcional – Se dá aos 30 anos de contribuição e 53 de idade para os homens e 25 anos de contribuição e 48 de idade para as mulheres com acréscimo de 40% sobre o tempo que faltava para completar o tempo de contribuição.

Aposentadoria Integral – É destinada aos homens que tenham 35 anos de contribuição e 53 de idade e para mulheres que tenham 30 anos de contribuição e 48 de idade com acréscimo de 20% sobre o tempo que faltava para completar o tempo de contribuição.

Cálculo da Aposentadoria Servidor Público

Cálculo da Aposentadoria Servidor PúblicoO simulador da aposentadoria do serviço público foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e consiste numa ótima ferramenta para ajudar o servidor a saber mais sobre as suas condições de aposentadoria. Basicamente este Cálculo da Aposentadoria Servidor Público esboça os vários cenários que são constitucionalmente possíveis de acordo com a data do pedido de abono de permanência.

Lembramos que o relatório que é gerado pelo simulador não tem efeito legal, porém, pode ser usado para ter uma ideia a respeito de quanto será o valor do benefício do servidor público que está dando entrada no seu processo de aposentadoria. O cálculo da Aposentadoria Servidor Público é feito de maneira bem simples e rápida, para isso basta que o servidor informe ao site as informações necessárias. Essas informações podem ser obtidas no Sistema GRH.

Acesse o simulador do cálculo de aposentadoria do servidor público acessando o seu site em http://www.ticontrole.gov.br/portal/page/portal/TCU/informacoes_funcionais/simulador_aposentadoria. Faça esse cálculo e tenha uma ideia melhor de como será a sua aposentadoria, mas lembre-se que esse relatório não tem efeito legal.

 

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !