Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Cálculo da Aposentadoria por Tempo de Serviço

Os trabalhadores que contribuem com a Previdência Social têm direito ao benefício da aposentadoria pelo INSS quando chegam a uma determinada idade ou mesmo quando atingem o tempo de serviço pré-determinado. A seguir vamos explicar como é feito o cálculo da aposentadoria por tempo de serviço.

Determinação de Valores para o Cálculo da Aposentadoria

A primeira coisa que precisa ser feita para calcular o valor do benefício é calcular o salário de benefício que equivale a média aritmética básica dos 80% dos salários mais altos de contribuição corrigidos monetariamente. Existe a limitação do valor do salário ao teto da Previdência.

Muitos aposentados enfrentam uma redução significativa da sua renda. O teto é o limite para a contribuição e também para o cálculo do salário de benefício. O salário de benefício é o resultado de cálculo de uma média salarial que irá contar com diferentes valores. É bem difícil que 80% dos salários de contribuição de um indivíduo sejam correspondentes ao teto.

Cálculo da Aposentadoria por Tempo de Serviço

Cálculo da Aposentadoria por Tempo de ServiçoO chamado tempo de serviço ainda se confunde com o tempo de contribuição porque não existem leis que difiram um do outro. Sendo assim de acordo com a regra para poder requerer a aposentadoria por tempo de serviço tenha 30 anos de trabalho e a mulher 25 anos.

Nesse tipo de aposentadoria o fator previdenciário é obrigatório no cálculo da aposentadoria por tempo de serviço. Basicamente quanto mais jovem o indivíduo se aposenta menor será o seu benefício uma vez que mais tempo de sobrevida remunerada pela Previdência Social a pessoa terá. A principal variável desse cálculo é a expectativa de vida do brasileiro obtida em pesquisa realizada pelo IBGE. Quanto mais tarde o indivíduo se aposenta maior será o seu benefício da aposentadoria.

Você pode fazer o cálculo da aposentadoria por tempo de serviço e conferir a tabela atualizada do fator previdenciário acessando http://www.previdencia.gov.br/informaes-2/fator-previdencirio-2/.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !