Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Aposentadoria para Professor

Os professores podem solicitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária através de agência da Previdência Social ligando para o número 135 e agendando o atendimento de segunda a sábado das 7h às 22h, horário de Brasília ou então fazendo o agendamento da aposentadoria do professor através do site da Previdência Social.

Para ter informações a respeito dos documentos necessários para fazer a sua requisição de aposentadoria para professor acesse o site em http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/278. Os documentos deverão ser levados no dia do atendimento.

Quem tem direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição de Professor?

Aposentadoria para ProfessorPara ter acesso a esse benefício da aposentadoria para professor é necessário que o professor comprove que teve exercício efetivo na função do magistério. Para os homens o tempo de contribuição exigido é de 30 anos e para as mulheres de 25 anos. A comprovação da habilitação é feita através do diploma que deve ser registrado no órgão competente ou então com um documento que seja e emitido pelo órgão competente que faça a comprovação da habilitação do magistério.

Ainda é necessário fazer a comprovação da atividade através do registro na CTPS, pelo CNIS a partir de 07/1994 e se tiver pela Certidão de Contagem Recíproca fornecida pelo Regime Próprio de Previdência.

Aposentadoria para Professor

Basta a comprovação do exercício da atividade de magistério para que seja feito o reconhecimento do período em que o professor trabalhou para que possa ter acesso a aposentadoria uma vez que exista a habilitação. Lembramos que para ter direito a aposentadoria para professor é necessário que ele tenha trabalhado todo o tempo exclusivamente como professor.

Por exemplo, um professor que trabalhou 20 anos como professor e 10 em outra atividade não terá direito a aposentadoria como professor. Numa situação como essa o profissional deverá esperar completar 35 anos de contribuição para que possa se aposentar. Os professores podem se aposentar cinco anos antes que os demais trabalhadores.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !