Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !

Aposentadoria Especial

Muitos trabalhadores passam toda a sua vida profissional expostos a condições prejudiciais para a sua saúde. As pessoas que não tem escolha a não ser enfrentar essas dificuldades impostas pelo mercado de trabalho podem solicitar a aposentadoria conhecida como especial. Saiba como fazer essa solicitação.

Quem tem Direito a Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é concedida as pessoas que trabalharam em condições prejudiciais a sua saúde. Por exemplo, ambientes de trabalho com muito barulho ou então que manipulam produtos que sejam tóxicos ou mesmo em ambientes com muita poeira, entre outros casos.

Contudo, é necessário que o candidato a aposentadoria especial comprove que além de ter o tempo exigido de trabalho esteve mesmo exposto a essas condições adversas no período de contribuição. Em geral o período de exposição varia entre 15, 20 ou 25 anos, depende da área de trabalho em questão.

Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Aposentadoria EspecialPara que seja feita essa comprovação o trabalhador precisa do formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) que deve ser preenchido pela empresa na qual ele atua. O preenchimento deve ser feito tendo como base Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCA) que é fornecido por um médico do trabalho ou então por um engenheiro da área de segurança do trabalho.

Dessa forma o trabalhador deve num primeiro momento ir ao setor de Recursos Humanos da empresa em que trabalha ou ao sindicato da sua categoria para que possa ser avaliado por um médico ou engenheiro do trabalho. Somente com esse formulário e com o laudo é possível solicitar a aposentadoria especial.

Solicitação da Aposentadoria Especial

Com essa documentação o trabalhador deverá agendar o seu atendimento numa agência da Previdência Social através do telefone 135 ou então acessando a página de agendamentos em http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h. Para conferir a lista completa de documentos necessários acesse http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/269. Fique atento ao formulário obrigatório.

Receba dicas em seu e-mail sobre como se aposentar mais cedo e ter uma vida tranquila !